O que fazemos


Trabalhamos diariamente para apoiar grávidas e bebés em situação de fragilidade nos distritos do Porto e Braga.

Acolhemos, ouvimos, aconselhamos, capacitamos e integramos para que nenhuma grávida se sinta sozinha e para que todas as mães possam receber os seus bebés com orgulho e dignidade e construir um projeto familiar estruturado e feliz.

ver e não apenas olhar

INTERVENÇÃO VIDA NORTE

Acompanhamos

A intervenção da Vida Norte tem por base o potencial e a capacidade de transformação e superação de cada pessoa. Por isso mesmo, o estabelecimento de uma relação de proximidade e confiança assume um papel primordial neste processo. Acompanhamos a mãe desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, através de atendimentos em gabinete e visitas domiciliarias.


Capacitamos

A formação é a base para a conquista de uma maior inclusão social. Por isso mesmo, fazemos uma forte aposta na capacitação das famílias, ao nível da parentalidade e saúde materno-infantil. Contamos com inúmeros parceiros, tais como o Hospital CUF Porto e a UCC Cuidar, que asseguram sessões quinzenais para as nossas famílias.


Integramos

A integração profissional é um dos principais objetivos da intervenção Vida Norte, com vista a um futuro mais autónomo. Preparamos mães e pais para o mercado de trabalho, promovendo competências chave e facilitando o contacto com potenciais empregadores. Pretendemos que (re)definam e (re)construam a sua trajetória profissional, num novo rumo mais alinhado com as suas competências e potencial, para um caminho mais confiante, independente e feliz.


Ajudamos na tomada de decisão

A Vida Norte conta com uma equipa técnica inteiramente disponível e preparada para ajudar todas as grávidas que têm dúvidas ou ponderam uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), contribuindo para uma tomada de decisão mais informada, consciente e responsável.


Prevenimos

A educação para a prevenção é uma aposta clara da Vida Norte. Promovemos uma reflexão ativa em contexto escolar sobre a tomada de decisão no âmbito da sexualidade, com vista à diminuição da taxa de gravidez inesperada/indesejada.


PROJETOS

Vidas com Rumo

O projeto “Vidas com Rumo” foi um dos vencedores do Prémio BPI "la Caixa" Solidário 2020 e tem como objetivo apoiar e capacitar mães e pais, com filhos na primeira infância (até aos 3 anos), na transição ou regresso ao mercado laboral ou à procura de melhoria de qualificações, promovendo a igualdade de oportunidades e a conciliação trabalho-família.

Pretende-se melhorar e consolidar a metodologia do Espaço RUMO da Vida Norte (Porto e Braga), para que possa ser dada uma resposta mais completa às famílias que procuram a associação, que estão sem emprego, sem retaguarda para os seus filhos e muitas vezes dependentes de apoios sociais.

 

Objetivos:

1. Elaboração de um plano de ação individualizado de autonomia.
2. Elaboração de documentos de acesso ao mercado de trabalho.
3. Gestão de candidaturas.
4. Exploração de oportunidades de trabalho/qualificação escolar e/ou profissional.
5. Preparação para entrevistas de emprego.
6. Sensibilização para o “saber-estar” em ambiente de trabalho.
7. Gestão de Bolsa de Ofertas de Emprego e de Candidatos .
8. Integração no Mercado de Trabalho e follow-up (candidato e empresa).

RUMO One

Intervenção individual personalizada de apoio à (re)inserção no mercado de trabalho ou sistema de formação, através de: conversa exploratória/plano de ação individual; elaboração de CV; ferramentas de pesquisa de trabalho; imagem nas redes sociais; preparação para entrevista; e comportamentos-chave no local de trabalho.

RUMO Power

Programa de 8 sessões em grupo de capacitação para o mercado de trabalho: autoconhecimento e autoestima; imagem profissional e proposta de valor; procura ativa de oportunidades de trabalho; preparação para entrevista e comportamentos-chave no local de trabalho.

RUMO Backoffice

Apoio na gestão de candidaturas de emprego; contacto permanente com a equipa para troca de informações: integrações e partilha de novas ofertas; avaliação de impacto pela Universidade Católica do Porto.

RUMO Chilcare

Bolsa de Respostas Educativas que possam integrar bebés Vida Norte, possibilitando a inserção das suas mães no mercado de trabalho: vagas em estabelecimentos públicos e privados, com custo reduzido, horário alargado, possibilidade de transporte; articulação direta com as Amas da Segurança Social. Se tem um equipamento de infância e se rege pela responsabilidade social, junte-se a nós!

RUMO Partners

Bolsa de Potenciais Empregadores e Networkers para inserção profissional de mães e pais Vida Norte, contribuindo para a quebra do ciclo de exclusão social e para dar um futuro melhor aos seus bebés. Se é empresário e procura pessoas motivadas e de confiança, junte-se a esta causa!


TODAS AS MÃES DEVEM PODER ACREDITAR QUE HÁ PERSPETIVA DE INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL, APÓS O NASCIMENTO DOS SEUS BEBÉS, COM DIGNIDADE E RESPEITO PELA CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA.

 

Projeto apoiado por:

 

Parceiros solidários:

              

a vida é a nossa maior inspiração