O que fazemos


Trabalhamos diariamente para apoiar grávidas em situação de fragilidade nos distritos do Porto e Braga.

Acolhemos, ouvimos, aconselhamos, capacitamos e integramos para que nenhuma grávida se sinta sozinha e para que todas as mães possam receber os seus bebés com orgulho e dignidade e construir um projeto familiar estruturado e feliz.

ver e não apenas olhar

INTERVENÇÃO VIDA NORTE

Prevenimos

A educação para a prevenção é uma aposta clara da Vida Norte. Promovemos uma reflexão ativa em contexto escolar sobre a tomada de decisão no âmbito da sexualidade, com vista à diminuição da taxa de gravidez inesperada/indesejada.


Ajudamos na tomada de decisão

A Vida Norte conta com uma equipa técnica inteiramente disponível e preparada para ajudar todas as grávidas que têm dúvidas ou ponderam uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), contribuindo para uma tomada de decisão mais informada, consciente e responsável.


Acompanhamos

Apostamos numa relação de proximidade e confiança. Acompanhamos a mãe desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, através de visitas domiciliárias e encontros presenciais e regulares com cada grávida/família. Acreditamos que só através de um compromisso sério poderemos contribuir para a vivência de uma maternidade mais responsável, autónoma e feliz.


Capacitamos

Acreditamos que cada Pessoa tem um potencial único. E que todos, sem exceção, podem ser motores de mudança. Por isso mesmo, fazemos uma forte aposta na capacitação das famílias, através de um plano intensivo de formação a três níveis - parentalidade e saúde materno-infantil, literacia financeira e empregabilidade - fundamentais para a garantia da autonomia.


Integramos

A integração profissional é um dos principais objetivos da intervenção Vida Norte, com vista a um futuro mais autónomo. Preparamos mães e pais para o mercado de trabalho, promovendo competências chave e facilitando o contacto com potenciais empregadores. Pretendemos que (re)definam e (re)construam a sua trajetória profissional, num novo rumo mais alinhado com as suas competências e potencial, para um caminho mais confiante, independente e feliz.


PROJETOS

Escola com vida

O Projeto Escola com Vida foi um dos vencedores do Prémio BPI Solidário 2017.

Escola com vida.jpg
Escola com vida proximidade.jpg

Proximidade

A Intervenção da Vida Norte tem por base o potencial e a capacidade de transformação e superação de cada Pessoa.

Por isso mesmo, o estabelecimento de uma relação de proximidade e confiança assume um papel primordial neste processo. A aproximação ao contexto natural de vida, através da realização de visitas domiciliárias, bem como a realização de encontros regulares e presenciais com cada grávida/mãe/família são parte integrante da nossa Metodologia de Intervenção.

Escola com vida capacitacao.jpg

Capacitação

A formação é a base para a conquista de uma maior inclusão social, razão pela qual apostamos num Plano Intensivo de Capacitação.

Em conjunto com o Hospital CUF Porto e a Unidade de Cuidados na Comunidade Cuidar (UCC Cuidar) do ACES Porto Ocidental, desenvolvemos um Programa de Formação na área da Saúde Materno-Infantil, orientado para temáticas relacionadas com a Vivência de uma Gravidez Saudável, Cuidados ao Bebé nos Primeiros Anos de Vida e Segurança e Prevenção de Acidentes.

Escola com vida autonomia.jpg

Autonomia

A Vida Norte acredita que é possível promover a Autonomia das famílias através da capacitação personalizada para integração no mercado de trabalho, quebrando o ciclo de exclusão social. Com esta visão, desafiámos a Consultora Mercer | Jason Associates para connosco construir um programa-piloto que pudesse ir de encontro às características das mães e pais que acompanhamos, bem como do panorama laboral atual. Nasce, assim, o programa RUMO!


 

 

 

 

 

 

Conta Comigo 2030

O Projeto “Conta Comigo 2030” pretende dar continuidade aos projetos de capacitação financeira desenvolvidos no passado pela Vida Norte, no âmbito da capacitação em literacia financeira e apoio a famílias multi-problemáticas desde 2012, nomeadamente com os Projetos “Por tua Conta” (2016 – 2017) e “Conta Comigo Plus” (2019 – 2020).

Estes projetos têm sido apoiados pela Direção Geral do Consumidor através do Fundo para a Promoção dos Direitos do Consumidor na 1.ª, 3.ª, 4.ª, 6.ª, 7.ª, 8.ª e 9.ª fase do Eixo C: Informação, Educação e Apoio dos Consumidores. Para esta 9.ª fase, as linhas orientadoras do “Conta Comigo 2030” enquadram-se na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e no Plano Nacional de Formação Financeira 2016 – 2020.


Objetivos Gerais

Apoiar o cumprimento e implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Organização das ações na perspetiva da Defesa do Consumidor;

Sensibilizar e informar em matéria de sustentabilidade ambiental no ato de consumo;

Consciencializar os cidadãos para a importância da formação financeira;

Divulgar, sensibilizar e esclarecer os consumidores em matéria de Serviços Públicos Essenciais;

Criar hábitos de precaução, nomeadamente ao nível dos serviços financeiros digitais.

Destinatários

125 Participantes divididos em três principais modalidades ao longo de 12 meses.

25 Participantes, em situação de vulnerabilidade, a frequentar o Gabinete de Atendimento Jurídico e Financeiro (15 participantes do distrito do Porto e 5 do distrito de Braga).

60 Participantes, em situação de vulnerabilidade, em ações de formação realizadas e orientadas pela Vida Norte (40 participantes do distrito do Porto e 20 do distrito de Braga).

40 Participantes em sessões de formação para partilha da metodologia de intervenção do projeto (20 participantes do distrito do Porto e 20 do distrito de Braga).

5040 pessoas, de diversas proveniências, serão atingidas pelo projeto com recurso às redes socias (Facebook, Linkedin, Instagram, site).

Nº Total de Beneficiários - 125

Duração - 12 meses: Dezembro de 2019 a Novembro de 2020

Projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.



a vida é a nossa maior inspiração